ESCOLA MUNICIPAL IBRANTINA AMARAL

ESCOLA MUNICIPAL IBRANTINA AMARAL

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Eu estudo Eu Aprendo


As professoras Andréia e Abadia Rodarte, percebendo a dificuldade dos alunos em alguns temas na disciplina de Matemática, decidiram inovar a forma de ensinar, motivando e incentivando os alunos.
Realizaram uma coleta de dados, juntamente com os alunos, analisando e comparando os resultados obtidos em um diagnóstico dos fatos fundamentais.
A coleta resultou em confecção de tabelas e gráficos.
O objetivo desta atividade é propiciar uma reflexão dos alunos em relação ao seu desempenho apresentado no diagnóstico, interagindo de forma que eles possam alcançar melhores resultados.
O teste diagnóstico foi feito em várias salas, com cada aluno individualmente, levando em conta o que eles já conheciam, incentivando-os para entrar no jogo e alcançar a meta.









Os alunos analisaram os gráficos e não gostaram dos resultados. Combinamos que iríamos tomar tabuada toda semana e a sala que atingisse a meta primeiro, que soubesse todos os fatos, até o 10, teriam um dia de filme e pipoca. Para que os alunos acompanhassem sua evolução fizemos os gráficos individuais.


Após algumas semanas tomando os fatos, resolvemos diversificar as aulas.





Veja a opinião dos alunos:

"Eu acho que melhorei 90% porque antes não conseguia entender, agora com estes testes ficou muito melhor pra estudar tabuada."
                                                                                                                  Carina
"Eu errei por que eu não prestei atenção nas perguntas."
                                                                                                                  Liliane
"Eu errei porque eu acho que tenho um pouco de dificuldade e também é muito rápido."

                                                                                                                  Bruna

"Eu errei por falta de anteção, mais eu sou dez!"

                                                                                                                  Jean

"Eu errei porque tem pouco tempo para responder e aí, as vezes confunde a cabeça."

                                                                                                                  Bruna

"Eu sou 9,99. Por que? Falta de atenção e acabei esquecendo de resolver 1."

                                                                                                                  Luciano


"Eu sou 90% boa. Eu errei por não prestar atenção."

                                                                                                                  Ana

"Eu errei porque apavoro todas as vezes"

                                                                                                                  Gracieli



Analisamos as respostas e observamos o seguinte:


Alguns alunos tem falta de atenção enquanto outros,ficam ansiosos com o teste, fazendo com que não obtenham o resultado esperado. Sendo assim, acreditamos que temos que fazer mais para que os alunos melhorem. A maioria dos alunos acreditam que dessa forma, está sendo melhor aprender os fatos e alcançar o objetivo.

Professora Abadia Rodarte.

Um comentário:

  1. eu estou gostanDo muito Deste projeto Da nossa escola. eu ja participei De uma Das gincana Da escola.TAMBEM QUERO PARABENIZAR OS PROFESSORES.MUITO OBRIGAdA POR ESTAR PARTICIPANdO.

    ResponderExcluir

Comentários